sexta-feira, 16 de junho de 2017

Sofrimento

Lucas 17:11
"11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia. 12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a Ele. Ficaram a certa distância 13 e gritaram em alta voz: 'Jesus, Mestre, tem piedade de nós!' 14 Ao vê-los, Ele disse:'Vão mostrar-se aos sacerdotes'. Enquanto eles iam, foram purificados. 15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. 16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano".

A Palavra de hoje pra nós e sobre "Sofrimento". Se você está lendo esta pequena publicação, com toda certeza, você está passando por dificuldades, ou conhece alguém que está com dificuldades. Quero lhe dizer que você não está aqui atoa. Ao ler, tome posse e dê frutos com essa semente que acabou de receber. Vale lembrar que compartilhar em redes sociais também é válido, visto que pessoas estão precisando de uma Palavra de conforto, seja da parte de Deus ou da nossa parte. 

A Palavra nos fala, no versículo 11, que Jesus estava passando pela divisa entre Samaria e Galileia.
Digamos que Samaria significa "descanso" e Galileia "desespero". Jesus passa na divisa das duas cidades exatamente por isso: Quem está no sofrimento, no deserto, está com um pé no descanso e o com o outro no desespero. 

Antes de tudo, quero que entenda que o tipo de sofrimento que estamos falando é aquele que Deus permite para nossa edificação. 

Jesus poderia ter passado por dentro das cidades, conhecer uma galera ali e tirar um cochilo básico, mas Ele passou pela divisa das duas cidades. 
O sofrimento planejado por Deus é somente para nossa edificação e edificação do nosso próximo, digo por experiência própria. E é exatamente por isso que Ele passa ali, na divisa entre o descanso e o desespero. Ele sabe que os Seus, ainda que desesperados, estão com um pé na confiança também e vice-versa. Mas Ele também entende os que acabam entrando na Galileia com o corpo todo, é por isso que muitas vezes vai ao nosso encontro.

Mas agora eu te pergunto: Como haveria cura para os dez leprosos, se eles não estivessem com lepra?

Claro, você já deve ter parado pra perguntar ao Pai o porquê de tanto sofrimento. E também já deve ter corrido pra Jesus com todas as suas forças. Mas você já pensou que Jesus estava ali em um determinado momento e em uma determinada hora? 

Se pegarmos o exemplo da mulher do fluxo de sangue, por doze anos ela procurou a cura mas não obteve. Já parou pra pensar que o testemunho dela foi muito maior depois dos doze anos? 

O sofrimento é complicado, é difícil, nos cega e nos faz pensar coisas que não queremos. Certas vezes o negócio pega ainda mais, pois além de setas na carne, também somos bombardeados por satanas no espírito. Mas hoje quero te lembrar que Jesus estava à caminho de Jerusalém e passou por ali, na divisa das duas cidades. 

Quero te lembrar que tudo estava sincronizado. Jesus estava onde deveria estar; os dez leprosos estavam onde deveriam estar; fizeram o que deveriam ter feito e receberam a sua cura (mesmo que somente um tenha voltado pra agradecer, todos foram curados).

JESUS SABE O TEMPO CERTO PRA SUA BÊNÇÃO E PRO SEU SOFRIMENTO ACABAR!

Nunca pense que Ele não te escuta! Ele está sempre ao seu lado!

Não temos simplesmente um Deus, temos um Pai! 

O sofrimento não é agradável, mas foi depois da pior pesca de toda sua vida que Pedro, ao ter um encontro com Jesus, pescou a maior pesca de sua vida!

O seu encontro com Jesus está chegando, aguenta firme! Ele virá naquele momento mais maravilhoso, ou seja, no momento que você mais precisa, por quê além de te dar uma bênção, Ele quer te dar uma experiência com Ele mesmo! Ele quer te ensinar a nunca desistir, não importa o sofrimento. É caindo de bicicleta várias vezes que a gente aprende que, se cairmos, vamos nos machucar, mas não morrermos. 
Quando uma criança está na beira da piscina e seu pai diz: "Pule, filho! Eu te seguro aqui" e ela pula, ela vai entendendo que o pai estará ali sempre, e que nunca cairá e se afogará! O primeiro pulo há muito medo e insegurança, o segundo, há mas nem tanto, o terceiro quase não há, e no quarto, a criança pulará com os olhos fechados em qualquer lugar por quê sabe que seu pai está ali.

Deus as vezes permite sofrimentos destituídos de explicação virem sobre nós para que no final Ele nos mostre que sempre esteve ali. Nos primeiros momentos do sofrimento, vai parecer que Ele... Puff! Sumiu! Mas depois Ele aparece (e por vezes até ficamos mal por ter achado que Ele não estava ali), no segundo sofrimento, porém, haverá medo, mas nos lembraremos do primeiro sofrimento e de como Ele estava ali desde o começo e vamos ficar levemente calmos. No quinto sofrimento, ainda que fiquemos cegos, certamente saberemos que Ele está no controle de tudo e podemos pular de olhos fechados dentro da piscina por quê o Papai dos papais está ali em baixo, nos segurando.

Todas as coisas são para nossa edificação!

Jesus, muitas vezes, faz-me passar por momentos de aflição interior sem entender nada e sem ter feito nada, e o primeiro pensamento que vem ao meu coração é: "Ai caramba, o que eu fiz de errado, Senhor?! Deus, me perdoa pelo Amor de Deus!". Mas a questão é que, eu não fiz nada de errado, mas alguém está sofrendo com momentos de aflição interior e Ele quer me usar pra curar, aconselhar, ensinar e ajudar, de modo geral, tal pessoa.

"Mas Menino Cristão? Isso é possível?"

Mas é claro que sim! Não foi Ele que foi massacrado por  nossas transgressões? (Isaías 53) Não foi Ele que foi tentado no deserto pelo próprio diabo para entender o que passamos? (Lucas 4) Não foi Ele que se despiu de toda sua glória, vindo a ser homem como nós, para saber o que passamos? (Filipenses 2:7)

Jesus veio como Sacrifício Santo pelos nossos pecados, e além de Vir nos salvar, veio na nossa carne, para poder passar por tudo o que passamos e nos ajudar (sim, Ele tem sabedoria para tudo, poderia nos ajudar mesmo sem ter vindo ao mundo, mas assim Ele preferiu). 

A Palavra do Deus Vivo não nos narra que Jesus foi tentado sexualmente ou com outras coisas pelas quais nós passamos, mas você pode ter certeza de uma coisa, todas as tentações que Ele passou foram suficientemente gigantes pra saber tudo o que passamos! Ele pode não ter passado o nosso "Nível 10" de tentação, mas passou por níveis superiores, entendendo assim, todos os níveis que passamos nos dias de hoje.

Quero te incentivar a focar n' Ele! Talvez isso não entre em seu coração agora (o fato de que Jesus está do seu lado sim) mas aguarde com paciência. Se você não tem certeza que dará um passo correto se abrir a boca ou tomar alguma decisão, sofra quieto! Fique parado! Cale-se! Mas não corra o risco de piorar as coisas.

Certa vez, o Espírito Santo, meu Amigo, me deu o tema para a oportunidade que eu teria na igreja que congrego, como Ele sempre faz. O tema era sobre Pedro (quando Jesus o avisou que ele O negaria mas ele quis dar uma de "super crente"  ao invés de ir orar) e a mensagem era que "Talvez você passe a maior luta da sua vida e Jesus veio te avisar para que você se prepare".

Pois bem, antes de ir, eu estava no banheiro, com o vidro de desodorante na mão (microfone) e pregando para o espelho. E o Amigo disse: "Talvez você passe a maior luta da sua vida".

Não adianta, ou nós vivemos o que pregamos ou pregamos o que vivemos.

Eu disse: "Amém, vou orar por isso" (não disse literalmente isso, na verdade eu nem lembro)

Orei um dia e não me lembro se orei mais. 
A tempestade chegou. 
Tudo o que eu tinha de espiritual sumiu do nada depois que tive uma conversa com minha querida namorada. Pensei que estava passando por aquele "sumiço espiritual" por ter dito à ela algo do tipo "você pode não entender mas eu entendo", achei que estava dando a glória pra mim. Era um assunto sobre algo de Deus.

Pensei: "Vou pedir perdão e vou voltar ao normal"

Conflitos interiores arrasavam comigo. Eu não orava mais, quando me posicionava pra orar, não saia nada, literalmente. Eu entrava em desespero e me contorcia pelo mesmo, chorava e nada. Mas ainda sim Deus falava comigo, mas depois de falar, eu já não cria mais. Certa vez fui para a igreja pensando: "A Quem estes crentes estão adorando?" Quando me peguei nesse pensamento, fiquei louco! Eu já não suportava, mas continuava na igreja graças a Sua Misericórdia. Minha carne queimava pelo pecado, mas eu não cometia, e a glória é pra Ele!

Mas sabe de uma coisa? A minha namorada, Geovanna, já tinha passado por um momento igual ao meu, idêntico mesmo. Ela dizia que tudo ia passar mas eu cria sem crer... 
Ela passou por esse momento pra ajudar a mim, eu passei por esse momento pra ajudar alguém, e sei que alguém passará por momentos iguais ou semelhantes. E ainda que não for idêntico ao que passamos, saberemos ajudar a pessoa que está com pouca fé, pelo simples fato de termos chegado ao "quase zero" na escala numérica da fé.

Creia e sempre se lembre que Deus está no controle de tudo! Ele é o Pai, Ele sabe o que faz e tudo tem um propósito!

E para que você reflita, em casa ou onde estiver, deixo esse versículo antes de terminar. Não deixe de ler, ele é super importante para esse momento! 

Romanos 8:28 (Abra a Bíblia e leia! Não esqueça! em Nome de Jesus!)

Ore:
Pai, sei que o Senhor está aqui. Posso não Te sentir mas a Tua Palavra me assegura isso e o Senhor mesmo disse que estaria comigo, e Tu não és mentiroso. Me ajude, Espírito Santo, nos momentos de desespero e de sofrimento. Ajuda-me a entender aquilo que o Senhor tem pra mim e ajuda-me a confiar independente de todas as coisas. Em Teu Nome eu oro, amém!

Deus abençoe!

- Espírito Santo
 Menino Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário