quinta-feira, 5 de março de 2020

Um Pai Justo

Apocalipse (Revelation), cap. 2


Primeiramente, um lindo boa noite (ou, talvez, bom dia, a depender do horário em que está lendo isso aqui comigo)! Eu gostaria de te fazer uma pergunta: como é o seu pai? Sim, o seu pai... Como ele é com você? Ele é um pai bacana?
De imediato, poderíamos espiritualizar a pergunta e dizer que nosso Pai é Deus e que Ele é Perfeito, mas a especificação que fiz nos tira a possibilidade para tanto. Através desta publicação eu gostaria de levá-lo a navegar sobre as ondas da paternidade que você tem dentro de sua casa - se é que você tem uma.

  Costumo dizer que aquele que não desfruta de uma paternidade dentro de sua casa terrena dificilmente conhecerá a Paternidade de Deus. Isso porque a figura paterna é o reflexo da criação do mundo: um ser existente que veio primeiro trazendo a existência outro ser que existirá a partir dele, à sua imagem e semelhança e que será cuidado por seu criador. Um pequeno detalhe neste reflexo poderá desconfigurar todo o contexto e crença a respeito da Verdade de tudo.

Bom, eu não sei você, mas eu conheço pessoas que não têm uma paternidade dentro de casa e outras que até tiveram um pai debaixo de seu teto, mas nunca, de fato, ao seu lado. Eu mesmo já vivi isso! Meus pais são separados e, quando criança, morei com alguns familiares. Estes familiares sempre manipulavam-me para que eu não fosse ver o meu pai, e como uma marionete, eu sempre caía. Eu acabei crescendo longe do meu pai por erros e atitudes erradas de pessoas e eu mesmo nunca fiz nada para merecer tal desgraça. Sim, a palavra anterior parece um pouco pesada, mas é também um dos melhores significados para a falta de paternidade.

Vou te contar um problema que enfrentei e que fiz meu pai enfrentar por causa de toda essa bagunça em minha infância. Eu me tornei uma pessoa fechada. Minha mãe era brava e me pressionava bastante em alguns casos - muito embora o propósito fosse me educar, essa foi uma das chaves de acesso para o medo participar do meu caráter e personalidade. Eu aprendi a me virar sozinho, a pensar sozinho e cresci sem muitos conselhos. Eu queria ser como meus primos! Não há problemas em querer parecer com eles, fora o gigante problema de eles não serem meu pai! Sim, me tornei uma pessoa independente, independência essa a qual me incomoda e me priva de algumas coisas boas nos tempos atuais.

E se você acha que isso foi ruim para mim, deixe-me te fazer refletir em como foi para o meu pai, minha madrasta, meu irmão mais novo e para toda a família: um menino de 14 anos, fechado, carrancudo, pinta de maloqueiro e convencido de que algumas coisas do crime eram bacanas, muito embora eu não o praticava. Eu criei um muro no relacionamento com tais pessoas onde o que me importava era ter apenas alguém que me repassasse comida por cima deste muro e me contasse uma piada as vezes. Meus pais e familiares não conseguiam ter espaço porque eu nunca vos dei. Acredito até que meu pai ficava com um pé atrás na hora de me dar bronca e eu não gostar e querer voltar da onde eu vim. Eu deixei meu pai e sua paternidade estéreis por causa de coisas que eu era, e eu nunca pedi por nada disso.

Como resultado de tudo isso, eu cresci com uma deformidade na minha visão de Deus e na paternidade, seja dEle ou seja humana. De fato, por meus pais não serem seguidores do Caminho, não fui discipulado para conhecer o meu Amado (<3 -="" 2014="" 2017="" a="" abrir="" acredita="" ainda="" alguns="" apesar="" at="" bem="" chegou="" coisa="" com="" come="" comecei="" criaram="" cuidado="" da="" de="" deus="" e="" ele="" em="" entender="" estou="" eu="" familiares="" geladeira="" hoje="" imposs="" isso="" isto="" j="" jesus="" lacunas="" mas="" me="" meados="" meu="" mim="" morava="" mover="" muito="" n="" o="" ou="" outra="" pai.="" pai="" persegue="" podemos="" pontos="" por="" pr="" prio="" problemas="" receio="" se="" sempre="" sendo="" ser="" span="" suprir="" tais="" ter="" tinha="" transformado="" tudo.="" veis="">

Mas... o que isso tem haver com Deus? Ah! Caro amigo, tem tudo haver com Deus!
Estávamos no retiro neste Carnaval de 2020. Era uma noite de segunda feira, penúltimo dia para o término do acampamento. Nosso querido pastor Alaim foi pregar naquele noite. Me lembro claramente da verdade que ele liberou sobre nós, muito embora eu não me lembre das palavras corretas que ele usou: citando as falas de Jesus às Igrejas no livro de Apocalipse, ele observa que Deus, antes de corrigir, elogia:

“Conheço as tuas obras, tanto o teu trabalho árduo como a tua perseverança, e que não podes tolerar pessoas más, e que puseste à prova aqueles que a si mesmo declaram apóstolos mas não são, e descobristes que eram impostores. Tens perseverado e suportado sofrimentos de toda espécie por causa do Meu Nome, e não te deixaste desfalecer. ENTRETANTO, tenho contra ti o fato de que abandonaste o teu primeiro amor.”

Forte, né? DEUS É UM PAI JUSTO!


Deus me ensinou sobre paternidade. Não uma paternidade que meu pai não me deu, mas uma paternidade que meu pai não conseguiu me dar por “minha própria causa”. Hoje, apesar de ainda ter resquícios de todos esses trajetos implantados em minha personalidade, em meu caráter, em meus sentimentos, costumes e etc, conheço a Deus e, através dEle, conheci e conheço a cada dia mais a paternidade que meu pai exerce sobre mim. Deus não apenas me ensinou sobre a Paternidade dEle e sobre a paternidade familiar, mas quebrou o muro que “eu” havia colocado entre mim e a paternidade humana. Muito louco tudo isso, né?!

Sabe, ninguém nessa história tem culpa. Somente pode dar um fruto ou ao menos folhas verdes e sombra quem um dia recebeu uma semente. Como aqueles que semearam em mim semeariam paternidade, justiça, bons costumes, coragem e outras demais virtudes, sendo que eles nunca receberam-as? Ora, que terra consegue dar uvas ao receber uma semente de azeitona? Tudo estava muito além do meu alcance; todas as coisas estavam fora do meu controle, mas continuavam RIGOROSAMENTE NO CONTROLE DE DEUS!

Sabe, talvez a visão que você tem sobre a Paternidade Divina está deturpada! E um bom começo para ser sarado dela é reconhecendo isso - e acredito que esta publicação te mostrou pontos o suficiente para concluir este diagnóstico! Talvez você não tenha tido uma paternidade em sua vida ou tenha tido uma paternidade tão vazia e sem forma que teria sido melhor não ter tido, mas quero te dizer: a Paternidade de Deus é muito diferente. A Paternidade de Deus não está firmada em quem você é ou no que você faz, mas EM QUEM ELE É! Talvez a fome tenha assolado a sua infância e a porta de entrada tenha sido a paternidade defeituosa, mas a Paternidade de Deus nos ensina que isso não acontecerá de novo, pois somos filhos dEle, Ele nos ama e é a própria providência! Até carne cai do céu para seus filhinhos (1 Reis 17:6)!

Talvez você tenha sido abusado, tenha tido um pai ruim, um pai autoritário, tenha presenciado seu pai batendo em sua mãe, tenha presenciado seu pai xingando sua mãe depois de voltar bêbado do bar, tenha sido espancado, abandonado, machucado de alguma forma ou tenha sofrido qualquer outra coisa, isso não define quem você é da mesma forma que não define quem Deus é. Se fosse marido, Ele seria o melhor de todos; se fosse pai, seria o melhor de todos; se fosse amigo, seria o melhor de todos; qualquer papel que Deus exercesse dentro de nossas vidas, Ele exerceria com excelência.

As vezes é difícil confiar. Não pelo fato de não conhecermos a Deus, mas é que já sofremos tanto em nossos dias passados que tomamos uma posição de defesa de cautela até mesmo com o Maravilhoso. Mas gostaria de te convidar a deixar o passado, virar a página de sua história e deixar Deus escrever PATERNIDADE com a letra dEle em sua vida, tudo de novo.

Hoje eu sou um homem. Um homem que aprendeu que Jesus é o melhor dos modelos! E tudo isso foi porque Ele me ensinou. Processos não necessários, mas passar por eles gritando é escolha pessoal.

Deus te ama! Não pense o que o mundo fala dEle, pois o mundo não O conhece (Jo 14:17). Creia no Deus que você conhece através da Palavra: o Deus que guardou Daniel dos Leões, que estava com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha e que MORREU POR VOCÊ NUMA CRUZ para te salvar! Isso é Paternidade de Deus!

Então, o dia em que te perguntarem: Deus é Justo? Mostre a nossa passagem tema de Apocalipse. Somente um justo/Justo poderia olhar para os erros de alguém sem se mostrar cego para os acetos, DEUS É PAI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário