sábado, 15 de abril de 2017

Domínio do Pecado

"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço".
Romanos 7:19

Apóstolo Paulo nos ensina algo que acontece na vida de todos nós. Ele relata em breves passagens que o que ele faz, não aprova, não faz o que quer e aborrece isso que faz (v. 15). Paulo nos conta que a raiz disso é o pecado que mora em nele (v. 17) e que já não é ele que faz todas essas coisas más, mas sim o pecado que há nele, já que ele faz o que NÃO quer (v. 20). De fato, Jesus veio para nos libertar do pecado, somos livres hoje e temos o livre arbítrio, mas nossa natureza má não dá frutos se não frutos maus (v. 18).

O cristão vive em constante guerra, uma guerra entre carne e espírito, entre homem carnal e homem espiritual (v. 25) e muitas vezes perdemos essas batalhas, mas ainda sim temos a liberdade que foi dada lá na Cruz para decidirmos nosso caminho. O próprio Mestre nos ensinou como não cair nas artimanhas enviadas pelo inimigo de nossa alma: "Vigiai e Orai, pra não cairdes em tentação. O espírito, com certeza está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41). Os discípulos não vigiaram, caíram na tentação do sono, em outras palavras eles fizeram o mal que não queriam fazer. Jesus mais do que Bondoso nos ensina todos os dias que podemos fugir do pecado sim, mas muitas vezes pecamos sem saber; ou por vezes, saímos da Graça de Deus quando alguém nos irrita, e fazemos o mal que não queremos, e nos aborrecemos com isso.

O pecado não pode habitar no cristão. O verbo "habitar" significa "morar", "ocupar como residência" e se de uma fonte não pode jorrar água doce e água salgada (Tiago 3:11), pode o Espírito de Deus habitar em nós (1 Cor. 3:19) e o pecado habitar também? Aliás, se é que o Espírito Santo habita em nós (Rm 8:9). Nossa carne é simplesmente má, dela procede toda maldade, visto que no passado éramos homens totalmente carnais e fazíamos coisas más. Paulo não conhecia a Lei, mas quando conheceu, viveu o pecado, pois sem lei não há juízo. O pecado tomou ocasião quando ele soube da Lei e o matou (v. 11).


Da mesma forma que aconteceu com Paulo, pode e vai acontecer conosco se não vigiarmos, pois sabemos da Lei e ainda sim, vivemos sobre o domínio maligno do pecado. Entenda que quando Cristo nos chamou, Ele nos chamou para luz! Tudo que Ele fez e faz é voltado para que todos nós tenhamos a Vida Eterna! De fato pecamos todos os dias, é nossa natureza, mas cabe a mim e a você viver em espírito e não na carne. Mas caso aconteça, temos um Advogado junto ao Pai, nos Céus! (1 João 2:1). Se estivermos no espírito, o pecado vira algo involuntário, mas se dermos brecha, ele se torna uma escolha.

A tentação para pecar, na vida de um cristão, não é uma imposição, mas uma sugestão! O diabo não tem poder e domínio sobre aquele que foi crucificado com Cristo e vive para Ele!
Tiago nos conta algo interessante também. Visto que somos carne, ele também nos ensina que "Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. 15Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte" (Tiago 1:14-15). 

Ou seja. há tentações que são frutos da nossa condição humana, simplesmente. O desejo sexual, por exemplo, é uma delas, mas não tiremos toda culpa de satanas não, pois ao entender a situação, as setas também são lançadas, Quando o assunto é derrubar um louco por Jesus, ele vem com toda força!
Somos falhos pecadores, humanos, pó dessa terra, mas Ele nos escolheu e fez promessas para conosco, e uma delas é que Ele subiria mas nos deixaria o Consolador...

João 14:16 - "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre"

Pra sempre... <3 p="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário